Cuidados com a saúde primários

Pelo menos metade da população mundial, quase 3,6 mil milhões de pessoas, ainda não tem acesso à cobertura total de serviços de saúde essenciais. Em todo o mundo, cerca de 930 milhões de pessoas correm o risco de cair abaixo do limiar da pobreza devido a custos de saúde de 10% ou mais do seu orçamento familiar. Ao intensificar as intervenções de cuidados com a saúde primários em países de baixo e médio rendimento, 60 milhões de vidas poderiam ser salvas e a esperança média de vida poderia aumentar 3,7 anos até 2030.

Para cumprir as metas dos cuidados com a saúde primários, são necessários 200 milhões a 370 milhões de dólares adicionais por ano para fornecer serviços de saúde mais abrangentes. Na reunião de alto nível da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre a cobertura universal de saúde (CUS) em 2019, os países comprometeram-se a reforçar os cuidados com a saúde primários.

A OMS recomenda que cada país atribua ou reafete um adicional de 1% do seu PIB aos cuidados com a saúde primários provenientes de fontes de financiamento público ou externo. O que os cuidados com a saúde primários cobrem? Desde 1978, o conceito de cuidados com a saúde primários foi reinterpretado e redefinido muitas vezes ao longo dos anos, gerando confusão tanto na terminologia como na prática. Foi formulada uma definição clara e simples para facilitar a coordenação de esforços futuros nesta área a nível global, nacional e local e para orientar a sua implementação: Alejandro Zoboli O que provoca canelite

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *